quinta-feira, 2 de abril de 2015

Kappa Cassiopeia e seu ambiente revelado no infravermelho pelo Telescópio Espacial Spitzer - Baixar imagem em alta resolução aqui (1.4 Mb)

Movendo muito rápido no espaço, a estrela Kappa Cassiopeia (visível a olho nu em Cassiopeia) empurra e comprime a peregrinação no galáxia em seu arco.
Visível a olho nu na constelação de Cassiopéia circumpolar, a estrela Kappa Cassiopeia é uma supergigante muito brilhante (espectral classe B) como o famoso Rigel (Orion) e Regulus (constelação Leo). Distância de cerca de 4000 anos-luz de nosso sistema solar, a estrela maciça exibe uma velocidade incomum, muito maior que a do nosso Sol que, aliás, não realmente produto efeitos Speakable sobre o meio interestelar. Com uma velocidade de viagem estimado de 4 milhões de quilómetros por hora (1,100 km / s.)., Kappa Cassiopeiae (HD designada 2905) empurra o material desgastado em seu ambiente. Como pode descobri-lo na imagem capturada pelo Spitzer, movimento rápido desenha uma coroa de gás ao seu arco. Uma impressão da onda de choque remoto 4 anos-luz (ou tanto quanto a distância do Sol de seu vizinho mais próximo, Proxima Centauri). Uma espécie de halogénio, sob a influência da radiação de estrela e o seu campo magnético. Composta de gás e poeira dormente na galáxia, a nuvem é observável através da sensibilização com telescópio espacial infravermelho. Sem chance de apreender visível no foco de um telescópio ou um telescópio. Se a estrela desacelerou, a nuvem seria menos compactado e escapar de maior observação nesses comprimentos de onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário